Se você é um amante de motocicletas, há um companheiro de viagem que sempre vai com você: o capacete da motocicleta. Seja qual for o tipo de bicicleta que você usa, você deve sempre usar um capacete, embora você provavelmente tenha muitas dúvidas sobre o tipo de capacete que você deve usar.

No mercado existem muitos tipos de capacetes que você encontra no si6 dicas para escolher o melhor capacete de motocicleta capacete segurote marquinho motos, mas vamos esclarecer os elementos que você deve levar em conta ao escolher um tipo de capacete de motocicleta ou outro.

Como escolher o capacete da motocicleta corretamente: dicas e recomendações

Estas são as 10 dicas que você deve ter em mente ao escolher um capacete de motocicleta:

Data de validade do capacete

Você sabia que existem capacetes para motociclistas com validade? Estes são os capacetes de policarbonato, que se deterioram com o passar dos anos.

Alguns especialistas estimam que tais capacetes expiram 5-7 anos de produção, por isso é importante que quando você vai comprar obter fixado na etiqueta da data será sobreposta na embalagem.

Qualquer capacete, sendo uma espécie de concha, se cai ou atinge o solo com força suficiente, pode rachar, o que perderia suas propriedades e deveria ser descartado.

O capacete deve ser homologado

Para obter o selo de homologação, os capacetes e telas sofrem testes de impacto e rigidez e estão sujeitos a condições ambientais extremas (temperaturas entre +50 e -20 graus Celsius) e a testes de projeção, retenção e fricção.

Além disso, o campo visual também é verificado sob certas circunstâncias e as qualidades da tela, despejando material abrasivo sobre ela, entre outros.

Evite comprar capacetes que não lhe inspirem confiança ou que não possuam o selo de homologação, pois em caso de acidente não poderá suportar os impactos para os quais aqueles que aprovam as provas dos regulamentos estão preparados.

Tipos de casco: a integral é recomendada

Existem diferentes tipos de capacetes para motociclistas no mercado (capacete de jato, capacete de teste, capacete multimodular, capacete modular, capacete integral …). Os mais seguros são sempre os capacetes integrais, pois possuem uma estrutura externa mais sólida e oferecem maior proteção contra impactos.

Os gabinetes clássicos a jato ou a jato são mais comuns nas cidades, mas oferecem muito menos proteção e os ferimentos em caso de acidente são mais sérios.

O capacete deve ser novo, não de segunda mão

É sempre preferível que você opte por um novo capacete de motocicleta. Por quê? Um capacete de segunda mão pode ser danificado por golpes ou acidentes que não são visíveis à primeira vista, mas colocam em risco a sua segurança.

Se você não tem uma confiança muito real de que o capacete que você vai comprar de segunda mão está em perfeitas condições, opte por um novo capacete.

Material de capacete recomendado, deve ser resistente

O nível de segurança de um capacete de motocicleta é determinado em grande parte pela composição do casco, ou seja, a superfície responsável por absorver o impacto em caso de acidente.

De acordo com os estudos realizados, a estrutura tricomposita dos capacetes formados por Kevlar, fibra de vidro e fibra de carbono é a que oferece os melhores resultados. Capacetes de policarbonato tendem a ser mais econômicos, mas também relatam comportamentos de impacto piores.

O capacete deve ser confortável

Intimamente ligado ao tamanho e peso, o conforto é essencial. Evite comprar um capacete que seja pesado, chato ou que não caiba bem na sua cabeça. Talvez esses desconfortos sejam um sinal de que não é realmente o capacete mais seguro para você. Experimente quantas vezes achar necessário.

Categorias: Default

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *