Muitos especialistas previram que até 2025, cerca de 80% da população mundial estará trabalhando como freelancers em projetos. O mundo está mudando de métodos convencionais de ganhar dinheiro – e tudo isso graças à diversidade e acessibilidade da internet.

Mas trabalhar como freelancer nos coloca em alguma desvantagem. A falta de interação face-a-face com clientes e membros da equipe pode levar a mal-entendidos, falta de comunicação e, muitas vezes, a relacionamentos de trabalho interrompidos.

Lidar com um projeto remotamente vem com seu próprio conjunto de barreiras…

– Como você mantém sua equipe coesa?
– Como você gerencia as tarefas da equipe de forma eficaz?
– Onde você encontra contratados confiáveis?
– Como você gerencia, paga e monitora sua equipe?
– Como você estabelece o que seu cliente quer?
– Qual é o melhor processo de teste?
– Como você supera as lacunas de comunicação?

E é por isso que é tão vital usar todos os recursos à nossa disposição para superar esses obstáculos para trabalhar remotamente.

Abaixo estabeleci as melhores práticas para lidar com projetos remotos de forma mais eficiente, a fim de manter o fluxo, a produtividade e harmonia dentro do seu negócio.

Identifique os desafios

O primeiro passo é reconhecer os prováveis ​​desafios que você enfrentará. Em um mundo de projetos remotos, há muita coisa que pode dar errado. Aqui estão algumas coisas que você provavelmente encontrará se este for seu primeiro vez lidando com um projeto remoto:

– Falhas na comunicação de sua equipe podem causar muita interrupção quando várias pessoas estão trabalhando no mesmo projeto – especialmente se apenas uma pessoa estiver respondendo ao cliente.
– Os membros da equipe nem sempre sabem o que se espera deles ou como medir seus esforços de trabalho.
– É provável que você encontre problemas de gerenciamento de pessoal que envolvam assuntos legais que você não conhece; tal como:
o Disputas de pessoal
o Contratos
o Deixar a gerência
o Folha de pagamento
– A atribuição de tarefas a vários membros da equipe pode ser demorada e muitas vezes confusa.
– Os membros da equipe podem nem sempre ‘gelar’ juntos, o que pode criar uma cultura de isolamento onde o trabalho em equipe caiu no esquecimento.
lider ajuda a equipe Como lidar eficientemente com projetos remotos lider ajuda a equipe

Apps de mensagem

Invista em um bom aplicativo de mensagens que permite a comunicação segura dentro do seu time. Alguns aplicativos de mensagens são mais fáceis de usar do que outros. E alguns são mais propícios para um ambiente de projeto remoto.

Antes de escolher um mensagem app, pergunte-se o seguinte:

– Posso me comunicar com todos os membros da equipe enquanto alterno para conversação privada?
– As minhas conversas são seguras contra spyware e hackers?
– Posso arquivar conversas, gravar chamadas telefônicase transferir arquivos com segurança?
– A interface é rápida e amigo do usuário?

Selecione um aplicativo de mensagens que aprimore seu fluxo de trabalho e elimine atrasos frustrantes e falhas na comunicação. Se seus aplicativos de mensagens não contempla seu fluxo de trabalho, mude para um que o faça – e não tenha medo de pagar por ele.

Aplicativos de produtividade

Eu pessoalmente investi muito tempo testando aplicativos de produtividade para o meu negócio. Depois de encontrar o caminho certo, você e sua equipe alcançarão um fluxo de trabalho consistente que resulta em eficiência e maior produtividade.

Um bom aplicativo de produtividade deve ser capaz de monitorar o processo de trabalho da sua equipe e registrar para referência futura. Também deve incentivar sua equipe a atingir metas definidas todos os dias. Aplicativos de produtividade também vêm com um certo fator de recompensa, e muitos permitem que você escolha o seu próprio.

Eu uso ForestApp para a minha equipe porque me mostra quanto tempo de trabalho cada membro da equipe colocou. Também dá a eles algo para trabalhar, porque o aplicativo é diverso e divertido de se brincar.

Software de RH

Folha de pagamento, contratos e problemas trabalhistas podem ser um pesadelo se você não for um especialista em RH qualificado. Com tantos projetos remotos sendo gerenciados por empresas e freelancers, um enorme mercado abriu para o software de RH que é automatizado, autoexplicativo e preciso.

Uma coisa que você quer evitar enquanto trabalha em um projeto remoto é o atraso. E uma das coisas que causas os atrasos mais frequentes são os pequenos problemas de pessoal que você não espera. O software de RH permite automatizar processos como geração de contrato, folha de pagamento e questões legais. Ele fornece todos os modelos, diretrizes e aplicativos necessários para automatizar o processo da equipe, permitindo que você se concentre em seu projeto remoto.

Apps de gerenciamento de tarefas

Criar um fluxo de trabalho eficiente para seu projeto remoto não pode acontecer, a menos que cada membro da equipe saiba qual é a sua parte. Um aplicativo de gerenciamento de tarefas como o Wunderlist fornece a cada membro da equipe uma visão geral de todas as responsabilidades em toda a equipe, bem como suas tarefas atribuídas individualmente.

Essa é uma ótima maneira de acompanhar clientes, prazos e categorias de projetos. Você pode dividir projetos em partes menores e atribuí-los a várias pessoas para garantir velocidade e coesão em um projeto. Como há um registro de todas as atividades, você pode monitorar sua equipe com mais eficiência e sem contestação.

Há muitos para escolher, e alguns podem não dar o fluxo que você procura. Escolha um que contempla a sua equipe, e que todos se sintam confortáveis ​​trabalhando.

Wunderlust app para listas no seu projeto Como lidar eficientemente com projetos remotos wunderlist

Criar coesão dentro da sua equipe e melhorar o resultado dos seus projetos

Como a pessoa que lidera este projeto remoto, cabe a você como líder da equipe conectar sua equipe em solidariedade. Existem várias maneiras de fazer isso, mas requer uma mentalidade inicial que exige seu envolvimento no fluxo de trabalho de sua equipe.

Depois de decidir estar presente como líder de equipe, veja o que você pode fazer:

– Incentive sua equipe em projetos individuais através de grupos de mensagens e construa moral.
– Elogie-os por projetos de sucesso de forma aberta e pública.
– Faça com que sua equipe trabalhe junto em cafeterias de vez em quando para reafirmar a coesão da equipa.
– Faça videoconferências semanais com toda a sua equipe para garantir que todos estejam na mesma página para as tarefas da semana.
– Crie uma competição saudável entre os funcionários e ofereça uma recompensa pelo melhor desempenho.

Fazer isso irá manter seu time unido. Eles se comunicam melhor e podem até se tornar amigos uns dos outros. Os membros felizes da equipe resultarão em um projeto de sucesso, clientes satisfeitos e repetirão o trabalho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *